terça-feira, 24 de abril de 2018

A poesia de Américo Rodrigues, na Escola da Sé


Américo Rodrigues esteve na Escola da Sé, hoje, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, para partilhar Literatura. Num registo disponível e próximo dos alunos, Américo Rodrigues abordou alguns aspetos da sua vida e obra, incentivando o grupo a participar na conversa ou a matar curiosidade em relação aos textos lidos.
Das referências a Kafka aos destinatários dos poemas, passando pelos temas tratados, os Alunos do 10.º D, acompanhados pela professora Filomena Carreira, foram expondo as opiniões e reações à poesia lida.
Acidente poético fatal, A casa incendiada, Arquivo morto e Ponto cego foram alguns dos livros abordados pelo escritor, que leu poemas, explicou o processo de depuração da escrita e de seleção de textos e aludiu à necessidade de se ler para além das palavras e dos seus significados aparentes ou mais imediatos. O poeta falou ainda na sonoridade dos poemas como um dos elementos que lhe conferem significado e transmitem, ou provocam, as mais diversas emoções.
Hoje, mais uma vez, leu-se Literatura na Biblioteca da Escola da Sé. Literatura da boa. Se quiserem confirmar, passem pela biblioteca e requisitem os livros.
Sandra Santos